sábado, 17 de maio de 2008

Qualidade de Vida no Trabalho

Como garantir uma qualidade de vida melhor no trabalho?
Assunto para o nosso consultor Max Gehinger.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1680131-8648-823454-0-04052008,00.html

“Eu chegava em casa do trabalho e muitas vezes me trancava, chorava um pouco”, lembra o operador de tele marketing Cícero Matos.
“Percebi que eu estava em depressão, eu não comia mais”, conta o vendedor Sérgio Carneiro.
Você não consegue se desligar. Você fica o tempo todo remoendo aquilo. “Eu acabava agredindo as pessoas da minha casa, do meu convívio”, admite o professor Rodney D'Annibale.
O que é qualidade de vida? Em latim, a palavra "qualis" queria dizer "diferença". Desde sempre, qualidade são aqueles atributos que tornam um produto diferente do outro. Mas a expressão "qualidade de vida", aplicada a seres humanos, é bem mais recente. Ela começou a aparecer há uns 30 anos.
Atualmente, os empregados estão trabalhando mais do que trabalhavam há 30 anos. As empresas reduziram seus quadros de funcionários. Onde antes havia dois ou três, hoje existe um.
"Chegou um período que eu não estava mais agüentando”, explica Cícero.
“Eu trabalhava até 23h, ia dormir por volta de 0h30, e acordava muito cedo para poder dar a primeira aula no dia seguinte”, lembra Rodney D’Annibale.
O efeito de tudo isso é óbvio: o cansaço. Não apenas físico, mas também mental.
“Eu comecei a me sentir extremamente cansado, depressivo, a minha auto-estima no chão. Minha esposa dizia que eu estava muito estúpido”, acrescenta Rodney.
Estresse é uma palavra que nossos avós não conheciam. Mas hoje qualquer pessoa sabe que se não encontrar uma válvula de escape, vai acabar explodindo.
“Você pode ter mãos frias, formigamentos, dificuldade para dormir, dificuldade de relacionamento. As pessoas que têm um estresse contínuo estão sujeitas a ter qualquer tipo de doença, principalmente as doenças cardiovasculares”, esclarece o cardiologista do Hospital do Coração de São Paulo Edson Romano. "Eu cheguei a entrar em surto, ficando afastado um ano em tratamento psiquiátrico. Eu tomava três tipos de medicação controlada”, revela Cícero Matos.
As boas empresas não demoraram a perceber os efeitos negativos que essa situação poderia causar em seus funcionários porque a pressão por resultados não iria diminuir no futuro. Muito pelo contrário.
"A glândula supra-renal, que fica em cima dos rins como um chapeuzinho, secreta os famosos hormônios do estresse - adrenalina e cortisol. O cortisol é chamado de hormônio de agressividade. Cinco minutos pensando em alguém muito chato, que você não gosta, baixa o sistema imunológico por seis horas depois”, afirma a psicóloga Susan Andrews. Para produzir cada vez mais e cada vez melhor, o funcionário precisa de duas coisas. Mais energia física e mais equilíbrio mental. .
“Nem todo mundo tem possibilidade de ir para uma academia, porque tem que pegar um ônibus, andar duas horas para chegar no trabalho”, esclarece o cardiologista Edson Romano.
“Só 30 segundos de respiração diafragmática, baixa os hormônios do estresse no sangue, especialmente o cortisol. Quando você está no escritório e a situação está ficando muito pesada, coloca a mão abaixo do umbigo, inspira e exala”, aconselha a psicóloga.
Um bom ambiente de trabalho faz a diferença em cada dia.
“Hoje eu estou em outra empresa e me sinto satisfeito, apesar do passado”, avalia Cícero.
“Eu fui readaptado e recolocado em outra função dentro da escola. Então, hoje eu exerço uma função administrativa”, conta Rodney.
Um salário decente faz a diferença no mês.
"Eu decidi montar um negócio próprio, uma lan house. E vamos para frente”, torce Sérgio.
Mas o equilíbrio físico e emocional do empregado faz a diferença na vida. Na vida dele e na vida da empresa.


Resumo

Como garantir uma qualidade de vida melhor no trabalho

A reportagem escolhida para debate essa semana mostra como a qualidade de vida no trabalho é importante para identificar doenças em nossos empregados, uma delas a depressão.
“Eu chegava em casa do trabalho e muitas vezes me trancava, chorava um pouco, lembra o operador de tele marketing Cícero Matos.“
““ Percebi “que eu estava em depressão, eu não comia mais”, conta o vendedor Sérgio Carneiro.”
“Eu comecei a me sentir extremamente cansado, depressivo, a minha auto-estima no chão. “Minha esposa dizia que eu estava muito estúpido”, acrescenta Rodney.”
Esses são alguns trechos onde percebemos o desgaste dos empregados e suas frustrações.
Mas as boas empresas não demoraram a perceber os efeitos negativos que essa situação poderia causar em seus funcionários porque a pressão por resultados não iria diminuir no futuro. Muito pelo contrário.
Para produzir cada vez mais e cada vez melhor, o funcionário precisa de duas coisas. Mais energia física e mais equilíbrio mental.
Um bom ambiente de trabalho faz a diferença em cada dia.
O equilíbrio físico e emocional do empregado faz a diferença na vida. Na vida dele e na vida da empresa.
Postado por Gilson, Cidinha, Paulo, Sérgio e Adilson.

Um comentário:

Maria Lucia disse...

o texto retrata a situação que muitos colaboradores passam e pior as organizações fazem uma linda oratória e fica por isso mesmo. Muito bom