segunda-feira, 21 de abril de 2008

Qualidade na vida e no trabalho

Fonte: http://www.mariopersona.com.br/qualidade_vida_trabalho.html

O sucesso na carreira pessoal como resultado do sucesso da empresa e do cliente que o profissional atende.

O mercado está mudando e os profissionais também. No passado, a visão que o colaborador tinha da empresa era de benfeitora, de uma instituição que garantia seu sustento independente de seu desempenho profissional. Isso acabou.Na dinâmica do mercado atual, a empresa deve ser vista como o meio do colaborador transformar suas competências em valor, mas isso só acontece quando existe uma conscientização pela qualidade em cada aspecto de sua vida e trabalho. Mas o profissional deve enxergar ainda mais. Se antigamente o mercado era visto apenas como o destino de nossos produtos e serviços, hoje o vemos como a origem de nossa receita. Daí a importância de deixarmos de lado a idéia de que trabalhamos para uma empresa e adotarmos uma visão de quem trabalha para o cliente, que é de onde vêm os recursos da empresa e do trabalhador.Quando percebe isso, o profissional passa a ser um administrador de sua vida e carreira, aplicando em si toda a filosofia de qualidade que as empresas procuram aplicar a seus produtos e serviços para exceder as expectativas do mercado.Profissionais que ganham essa visão são profissionais que vivem em busca de aprendizado contínuo e valorizam a capacitação e a qualidade na vida e no trabalho. São pessoas que se sentem como investidores, sabendo que só obterão retorno se a empresa onde investem sua vida e seu trabalho tiver sucesso em um mercado cada vez mais exigente.
  • Tópicos:
- Valorizar a pessoa, profissão e atividade do profissional
- Desenvolver um pensamento estratégico de mercado em cada colaborador
- Estimular o pensamento criativo
- Aprimorar o relacionamento pessoal e o trabalho em equipe
- Melhorar sua comunicação e o relacionamento com colegas, fornecedores e clientes- Gerenciar a própria carreira e enxergar seu trabalho como investimento


Um comentário:

Adilson, "Cidinha",Gilson, Paulo e Sérgio disse...

O autor da matéria traça um paralelo entre a visão que se tinha da s empresas no passado, com a visão que se tem hoje das empresas. Faz uma análise reflexiva e crítica, e deixa claro que para o sucesso de ambos (empresa e funcionários) deve haver um envolvimento e comprometimento de todos.
A matéria tenta mostrar que cada ator dentro da instituição deve se envolver com as atividades de capacitação e aprendizagem, única forma de coseguir crescimento e manter-se como paça fundamental em um grupo, deixando de ser simplesmento o funcionário e se tornar o colaborador que contribui para a promoção da qualidade de vida no trabalho.
Postado por: Gilson