sábado, 22 de março de 2008

Qualidade de vida no trabalho ganha destaque nas organizações

Fonte: http://www.gestaoerh.com.br/site/visitante/artigos/saud_005.php

Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva.
Passada a febre tecnológica que atingiu o mundo, as organizações perceberam que o seu grande capital é mesmo o homem. Para discutir o assunto, a Serasa promoveu, recentemente, o 1º Workshop Serasa de Qualidade de Vida. BankBoston, DuPont e Gessy Lever, três empresas homenageadas pelo prêmio da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), além da DPaschoal, uma das 50 melhores empresas para se trabalhar, segundo o Guia Exame, relataram suas experiências.Participaram do evento, ainda, o cardiologista Marco Aurélio Dias da Silva e Maria Amália Bernardi, diretora executiva da revista Você S.A.
Sobrevivência – Para o cardiologista Marco Aurélio Dias da Silva, o principal motivo para se investir em qualidade de vida é a própria sobrevivência da organização. Segundo ele, neste final de milênio a informática e a tecnologia estão se transformando em alta velocidade, revestindo de incertezas e instabilidades o momento atual. "Em uma época em que se valoriza o individualismo, se observa uma forte tendência em todos os setores de resgatar o lado humano, já que para crescer é necessário qualidade e excelência no que se faz, o que só é possível quando se leva em conta o principal capital de uma empresa, ou seja, seus recursos humanos. Hoje, além do conhecimento técnico, o grande diferencial é a motivação e o comprometimento com o trabalho, que tem necessariamente uma relação direta com a satisfação", afirma.
Para Dias da Silva, o conceito de saúde vai muito além da ausência de doenças, englobando o estado de bem-estar interior e de satisfação pessoal, considerados quase que sinônimos de felicidade e qualidade de vida. Segundo ele, uma alimentação saudável, exercícios físicos, ausência de hábitos nocivos e o bem-estar interior, relacionado com relações sentimentais e vida sexual saudável, são os quatros aspectos da qualidade de vida. Para implantá-la dentro de uma organização é preciso estimular a cooperação e a criatividade, mudando a política do sucesso a qualquer preço que premia o individualismo e a competição destrutiva. "Deve-se buscar a excelência com a consciência de o que se fez foi o melhor que poderia ser feito", conclui o cardiologista.
Satisfação – Desde 1994, o BankBoston vem investindo em qualidade de vida, oferecendo aos seus colaboradores um conjunto de benefícios e programas que visam promover o bem-estar e a integração da população do banco, possibilitando um equilíbrio entre as suas expectativas profissionais e pessoais. "O mercado financeiro tem um nível de estresse muito alto. Com o crescimento do banco, era importante que a instituição mostrasse preocupação com o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores", diz Marcelo José Alves, vice-presidente de Recursos Humanos da instituição.
O programa enfoca, através de campanhas de comunicação, a conscientização e sensibilização para melhoria do estilo de vida e realização de atividades que proporcionem e estimulem o envolvimento do funcionário e familiares em atividades saudáveis, tanto do ponto de vista físico como emocional. Para tanto, desenvolve ações nas áreas de cultura, lazer, saúde, alimentação e obras comunitárias. "Acreditamos no talento, no desenvolvimento e na satisfação dos nossos colaboradores como importante ferramenta de elevação da qualidade de nossos produtos e serviços internos e externos", afirma..
Melhoria contínua – A Elida Gibbs, divisão de produtos pessoais (toalete e perfumaria) da Indústrias Gessy Lever, também está buscando uma política de qualidade de vida consistente e duradoura, investindo em ações baseadas nos pilares de saúde física, mental e emocional, alimentação, atividades físicas, mudanças de hábitos e comportamentos e atividades culturais. "Iniciamos o programa em 95, na fábrica de Vinhedo, e queríamos que todo o processo se desse com bem-estar, integração e motivação", diz Rosanny Pimenta, coordenadora de saúde da Elida Gibbs/Gessy Lever.
Entre as ações estão oficina de teatro, programas de saúde assistenciais, preventivos e educativos, política de segurança no trabalho, fortalecimento de laços com colaboradores externos, grupos de suporte comunitário, programas de apoio pessoal, além do Projeto Educare (educação para funcionários que abandonaram os estudos) e Projeto Vidativa – que desenvolve atividades de tai-chi-chuan, coral, vivências em grupo, ginástica, palestras etc.
Saúde – Possibilitar o crescimento individual e coletivo dos colaboradores e de seus familiares, proporcionando o melhor ambiente de trabalho possível para que possam desenvolver suas capacidades e potencialidades, é o objetivo do programa de qualidade de vida da DuPont. Segundo o gerente da área, Adoaldo Pales, a saúde e o bem-estar de seus funcionários fazem parte das principais preocupações da empresa, transcendendo os aspectos tradicionais da medicina do trabalho e compreendendo também a promoção geral da saúde ampla.
Harmonia – Para Luiz Norberto Paschoal, presidente do grupo DPaschoal, a qualidade de vida está intimamente ligada aos relacionamentos que se constróem pela vida. Segundo Norberto Paschoal, ela é sinônimo de equilíbrio e harmonia do ser humano, senso de produtividade e boa comunicação. "O meu bem-estar está intimamente ligado ao que se cria ao meu redor. Na vida somos fiéis depositários de tudo que ela nos oferece. Só é nossa propriedade o que deixamos para alguém e que constrói ou transforma esta pessoa", ressalta.
Mudanças – Uma das formas de se obter esta harmonia, nos dias de hoje, é gerenciar a própria carreira, uma tendência que começa a se firmar no mercado de trabalho, reforçada pela revista Você S.A. em todas as suas publicações. Manter um equilíbrio entre as necessidades da empresa e dos colaboradores é outro ponto muito importante, segundo a filosofia da revista. "As pessoas que valorizam e mostram suas habilidades conseguem gerenciar sua carreira e têm sempre lugar no mercado", afirma a jornalista Maria Amália Bernardi. Segundo ela, qualidade de vida no ambiente profissional é sinônimo de bom trabalho realizado com prazer.

Um comentário:

Adilson, "Cidinha",Gilson, Paulo e Sérgio disse...

A matéria trata-se de uma pesquisa realizada pelo Serasa em seu 1º workshop onde abordou questões que algumas empresas aprovadas em pesquisa pela revista exame como uma das melhores para se trabalhar, adotaram para implatação do programa de qualidade de vida no trabalho.
Podemos observar que o ponto positivo desses programas, é o investimento e a valorização que se faz sobre o ser humano e para o ser humano, principal ferramenta dentro de qualquer organização.
Os diversos autores que representaram as instituições, discursaram suas experiências dando credibilidade a pontos específicos e estratégicos dos programas usados.
Foi possível absolver através dos estudos que não se trata hoje de uma opção da instuição investir no programa de qualidade de vida, mas sim a soluçaõ para manutenção da sua sobrevivência. Deve-se estimular programas de atenção à saúde, alimentação, lazer, convivência, respeito, sem autoritarismo, permitindo ao funcionário fazer parte do processo como um todo. Essas ações servem de motivação, para que este funcionário (colaborador), esteja bem emocionalmente e renda resultados positivos.
Aliado a isto deve estar tambem a questão de remuneração, que deve ser siognificativa afim de que o indivíduo consiga dar asas a suas expectativas e desejos.
Concluindo, o estudo mostrou que se trata de uma mudança trabalhosa porém importantíssima, mais importante que os investimentos nos programas de qualidade total.Pois, não basta por se só o conhecimento técnico, mas sim o bem estar do indivíduo para que este produza bons resultados.
Postado por: Gilson