sábado, 22 de março de 2008

Qualidade de vida no trabalho ganha destaque nas organizações

Fonte: http://www.gestaoerh.com.br/site/visitante/artigos/saud_005.php

Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva.
Passada a febre tecnológica que atingiu o mundo, as organizações perceberam que o seu grande capital é mesmo o homem. Para discutir o assunto, a Serasa promoveu, recentemente, o 1º Workshop Serasa de Qualidade de Vida. BankBoston, DuPont e Gessy Lever, três empresas homenageadas pelo prêmio da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), além da DPaschoal, uma das 50 melhores empresas para se trabalhar, segundo o Guia Exame, relataram suas experiências.Participaram do evento, ainda, o cardiologista Marco Aurélio Dias da Silva e Maria Amália Bernardi, diretora executiva da revista Você S.A.
Sobrevivência – Para o cardiologista Marco Aurélio Dias da Silva, o principal motivo para se investir em qualidade de vida é a própria sobrevivência da organização. Segundo ele, neste final de milênio a informática e a tecnologia estão se transformando em alta velocidade, revestindo de incertezas e instabilidades o momento atual. "Em uma época em que se valoriza o individualismo, se observa uma forte tendência em todos os setores de resgatar o lado humano, já que para crescer é necessário qualidade e excelência no que se faz, o que só é possível quando se leva em conta o principal capital de uma empresa, ou seja, seus recursos humanos. Hoje, além do conhecimento técnico, o grande diferencial é a motivação e o comprometimento com o trabalho, que tem necessariamente uma relação direta com a satisfação", afirma.
Para Dias da Silva, o conceito de saúde vai muito além da ausência de doenças, englobando o estado de bem-estar interior e de satisfação pessoal, considerados quase que sinônimos de felicidade e qualidade de vida. Segundo ele, uma alimentação saudável, exercícios físicos, ausência de hábitos nocivos e o bem-estar interior, relacionado com relações sentimentais e vida sexual saudável, são os quatros aspectos da qualidade de vida. Para implantá-la dentro de uma organização é preciso estimular a cooperação e a criatividade, mudando a política do sucesso a qualquer preço que premia o individualismo e a competição destrutiva. "Deve-se buscar a excelência com a consciência de o que se fez foi o melhor que poderia ser feito", conclui o cardiologista.
Satisfação – Desde 1994, o BankBoston vem investindo em qualidade de vida, oferecendo aos seus colaboradores um conjunto de benefícios e programas que visam promover o bem-estar e a integração da população do banco, possibilitando um equilíbrio entre as suas expectativas profissionais e pessoais. "O mercado financeiro tem um nível de estresse muito alto. Com o crescimento do banco, era importante que a instituição mostrasse preocupação com o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores", diz Marcelo José Alves, vice-presidente de Recursos Humanos da instituição.
O programa enfoca, através de campanhas de comunicação, a conscientização e sensibilização para melhoria do estilo de vida e realização de atividades que proporcionem e estimulem o envolvimento do funcionário e familiares em atividades saudáveis, tanto do ponto de vista físico como emocional. Para tanto, desenvolve ações nas áreas de cultura, lazer, saúde, alimentação e obras comunitárias. "Acreditamos no talento, no desenvolvimento e na satisfação dos nossos colaboradores como importante ferramenta de elevação da qualidade de nossos produtos e serviços internos e externos", afirma..
Melhoria contínua – A Elida Gibbs, divisão de produtos pessoais (toalete e perfumaria) da Indústrias Gessy Lever, também está buscando uma política de qualidade de vida consistente e duradoura, investindo em ações baseadas nos pilares de saúde física, mental e emocional, alimentação, atividades físicas, mudanças de hábitos e comportamentos e atividades culturais. "Iniciamos o programa em 95, na fábrica de Vinhedo, e queríamos que todo o processo se desse com bem-estar, integração e motivação", diz Rosanny Pimenta, coordenadora de saúde da Elida Gibbs/Gessy Lever.
Entre as ações estão oficina de teatro, programas de saúde assistenciais, preventivos e educativos, política de segurança no trabalho, fortalecimento de laços com colaboradores externos, grupos de suporte comunitário, programas de apoio pessoal, além do Projeto Educare (educação para funcionários que abandonaram os estudos) e Projeto Vidativa – que desenvolve atividades de tai-chi-chuan, coral, vivências em grupo, ginástica, palestras etc.
Saúde – Possibilitar o crescimento individual e coletivo dos colaboradores e de seus familiares, proporcionando o melhor ambiente de trabalho possível para que possam desenvolver suas capacidades e potencialidades, é o objetivo do programa de qualidade de vida da DuPont. Segundo o gerente da área, Adoaldo Pales, a saúde e o bem-estar de seus funcionários fazem parte das principais preocupações da empresa, transcendendo os aspectos tradicionais da medicina do trabalho e compreendendo também a promoção geral da saúde ampla.
Harmonia – Para Luiz Norberto Paschoal, presidente do grupo DPaschoal, a qualidade de vida está intimamente ligada aos relacionamentos que se constróem pela vida. Segundo Norberto Paschoal, ela é sinônimo de equilíbrio e harmonia do ser humano, senso de produtividade e boa comunicação. "O meu bem-estar está intimamente ligado ao que se cria ao meu redor. Na vida somos fiéis depositários de tudo que ela nos oferece. Só é nossa propriedade o que deixamos para alguém e que constrói ou transforma esta pessoa", ressalta.
Mudanças – Uma das formas de se obter esta harmonia, nos dias de hoje, é gerenciar a própria carreira, uma tendência que começa a se firmar no mercado de trabalho, reforçada pela revista Você S.A. em todas as suas publicações. Manter um equilíbrio entre as necessidades da empresa e dos colaboradores é outro ponto muito importante, segundo a filosofia da revista. "As pessoas que valorizam e mostram suas habilidades conseguem gerenciar sua carreira e têm sempre lugar no mercado", afirma a jornalista Maria Amália Bernardi. Segundo ela, qualidade de vida no ambiente profissional é sinônimo de bom trabalho realizado com prazer.

sábado, 8 de março de 2008

Apresentação:

Olá, sejam bem vindos ao nosso blog.
Somos acadêmicos do curso de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (FEA/UFJF) e criamos esse blog para compartilharmos com nossos visitantes, conhecimentos, experiências e aprendizagem.
Então, mãos a obra...
Atenciosamente,
Adilson, Aparecida Cleonice, Gilson, Hélio Omar, Paulo e Sérgio.